O que são “sintomas psicossomáticos”?

O ser humano depara-se frequentemente com fenômenos que constantemente o invadem com o intuito de fomentar uma restrição de ação, ou mesmo de impedir definitivamente a sua existência. À estes fenômenos damos o nome de “doença” que podem ser identificados através dos sintomas que provocam, possibilitando o desenvolvimento de um diagnóstico e mesmo de uma ação corretiva, claramente clínica e somática, eliminando ou restringindo a ação restritiva e avassaladora que as doenças provocam.

Paradoxalmente, o ser humano aprende a conviver com as doenças e passa a utilizar-se dos benefícios que pode extrair da situação de “estar doente”.

Quando o indivíduo passa a se beneficiar das doenças e das restrições e ameaças vitais que provocam, estamos lidando com um novo universo que abstrai-se do campo clínico e puramente somático: é o universo do significado psicológico que as doenças porventura congregam.

Desde a mais tenra idade o ser humano aprende a identificar a influência dos sintomas de uma doença sobre os comportamentos das pessoas envolvidas com o “ser-doente”. São comportamentos gerados pela preocupação, impotência, tristezas, culpas e outros, próprios ou de outros, que reforçam a permanência, intensificação ou mesmo recorrências constantes de doenças e sintomas específicos.

Este é o universo dos sintomas e doenças psicossomáticas, que podem decorrer de uma doença somática real ou não.

Nos artigos posteriores procuraremos situar este universo dos sintomas psicossomáticos, oferecendo informações para a sua identificação e possibilidades de intervenções clínicas e psicológicas.

Léo Baroni

Formulário de Contato:

16 comentários sobre “O que são “sintomas psicossomáticos”?

  1. Tenho Lupus Erimatoso Sistêmico, segundo os médicos nbãom tem cura.
    Já tentado de tudo para me livrar dessa maldita doença.
    Gostaria muito de saber como ser curada, não aguento mais viver dessa maneira, sempre com altos e baixos, em alguns momentos estou bem em outros simplesmente a doença entra em atividade, fazendo com que meus rins não funcionem bem, sempre ganho no minimo 20kg a mais do meu peso normal por causa da retenção de liquido que ela causa.
    Gostaria muito de saber o que fazer, pois tenho muitos sonhos, muitos planos e quando penso que poderei ir atras de tudo sem me preocupar e realizá-los entro em crise. Disem que trat-se de uma doença autoimune piscossomática que não tem cura pelo medicina comum.
    Me ajudem é serio preciso de algo que realmente fucnione sem arrancar o dinheiro que não tenho mais por tanta tentativas de cura. Obrigada.

  2. quero saber se essa regressao de vidas passadas ajudam realmente ,pois eu tenho panico de dirigir veiculos vcs podem me ajudar

    1. Pelo que vc descreve,tem uma parte do cerebro,onde fica o cortex cerebral,nesta parte conten as janelas que chamamos de Killers, são emoções que causam medo,ansiedade,frustração,fobias,etc;
      tb tem as janelas light,são que as emoções possitivas como : alegrias, felicidades,coisas boas que acontecem com vcs durante a vida .
      A questão é ou vc entra nas janelas light e passa a encarar as dificuldades como um simples obstaculo como atravessar a rua ;
      ou vc entra na parte que vá ti trazer medo e insegurança e uma simples tarefa como atravesar a rua irá lhe trazer uma insegurança que vai lhe causar fobias ,medos traumas .
      Resumindo : tenho certeza que vc consegue passar por isso pelo simples fato de vc estar testeminhando a sua fraqueza em não conseguir dirigir , respira fundo tenho certeza que vc vai conseguir e boa sorte .
      DEUS esta contigo .

    1. Oi Miguel,
      sim, este tratamento auxiliou muitos que apresentavam os mesmos sintomas. Resta verificar se a regressão é o instrumento mais eficaz para você e isso somente poderá ser analisado em uma consulta. Caso tenha interesse, marque uma consulta sem compromissos. Obrigado. Léo

  3. Olá Dr. Leo, passei por uma traiçao conjugal a 2 anos e vive em altos e baixo, nao consigo me livrar das lembrancas do dia em que tudo aconteceu, nao tenho animo para fazer nada tudo que comeco nao termino e choro a toa a regressao seria um caminho para ajuda?

    1. Oi Kelly,
      sim, a regressão poderá te ajudar, sobretudo revendo e resignificando o sentido da vivência.
      Marque uma consulta para conversarmos melhor. (11) 3459-8322.
      Obrigado

  4. Dr.Léo Estou em tratamento contra ca de mama , e tenho pensamentos repetitivos, desde quando descobri, ai vou trocando os pensamentos, o atual é

    fiz uma biopsia ha dez dias e cismei que agulha estava infectada, dois dias após fiz teste hiv(negativo) claro ..
    vou repeti-lo dia 12 junho onde completaram 30 dias e farei da hepatite A e C e isso não sai da minha cabeça a regressão melhora como funciona????

    1. Sonia, boa tarde,
      sim, as fobias e ansiedades em geral, apresentam melhoras surpreendentes com este tratamento.
      Procure-me, para conversarmos melhor.
      Fone do consultório:
      11- 3459-8322.
      Obrigado

  5. Olá Dr. Léo, meu filho tem 16 anos e está com sintomas da síndrome do pânico. A regressão pode ajudá-lo no tratamento.

    1. Marcelo, boa tarde.
      A princípio sim. Para termos certeza há necessidade de uma consulta. Marque a consulta, sem compromissos, para verificarmos a conveniência ou não do tratamento, através do telefone (11) 3459-8322. Obrigado.

  6. Ola Dr. Leo, sofro com enxaqueca terrivel os medicos me disseram que é cronica e não tem cura, a regressão ajudaria neste caso?

    1. Oi Rute.
      Pode ajudar, tive vários casos onde a enxaqueca foi solucionada, porém, há necessidade de se fazer uma avaliação adequada. Agende uma consulta, sem compromissos. (11) 3459-8322.
      Obrigado

  7. Olá. Sou de Porto Alegre, no RS.
    Tenho 32 anos e ainda não tenho Carteira Nacional de Habilitação. Passei vários anos da minha vida com medo de dirigir. Ainda tenho um pouco de medo, em certas situações. Investi mais de 1,5 mil reais numa autoescola (paguei com cartão de crédito que foi dureza pra eu conseguir, as administradoras não queriam aprovar meu crédito), fiz seis exames práticos, mas não obtive a aprovação.
    Minha situação financeira não é boa o suficiente para custear um tratamento para pessoas com dificuldade de dirigir. Algumas clínicas, inclusive, dão tratamento somente para pessoas já habilitadas, mas que não dirigem na prática.
    Sinto-me ansioso.

    1. Guilherme,
      existem várias clínicas e psicólogos que através da psicologia cognitiva comportamental desenvolvem tratamento específico a quem tem medo de dirigir, como você, com grande sucesso. Acredito que devem existir vários destes profissionais em sua cidade que poderão te ajudar.
      Procure informações com o Conselho Regional de Psicologia de Porto Alegre: http://www.crprs.org.br
      Obrigado. Léo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s