A Regressão e sua eficácia nos sintomas psicossomáticos.

A regressão tem-se mostrado um instrumento muito eficaz no entendimento e no tratamento de doenças  e de sintomas psicossomáticos.

Ao nosso entender, a regressão é uma técnica que deve ser somente utilizada em processos psicoterapêuticos, com o intuito de proporcionar ao paciente a oportunidade de “revivenciar” momentos do passado onde os fenômenos paradoxais foram determinados e auxilia-lo na sua compreensão, entendimento e desmonte de todo o sistema da cultura do sofrimento e da doença.

Em mais de 20 anos de ampla experiência no tratamento, atestamos o grande auxílio que a prática proporcionou em pacientes que sofriam de distúrbios seríssimos e que em tempo relativamente curto, equilibraram-se e deixaram de apresentar os distúrbios e sintomas que os maltratavam tanto, onde as intervenções tradicionais nem sempre apresentavam efeito.

A sua eficácia encontra-se, sobretudo, que parte dos sintomas para encontrar as causas originais do problema apresentado. Aprende-se a lidar com os sintomas como sendo a única alternativa que o paciente pode dispor para “existir” em um meio inóspito à sua existência.

A partir do paciente identificar as causas que originaram todo o sofrimento, este percebe a relação temporal do próprio momento vivido: a ameaça pelo qual defendia-se encontra-se no passado, isto é na sua história, e que somente apresenta-se representado no presente, através da insistência de reproduzi-lo dado algum motivo todo particular.

Assim, os sintomas que outrora eram identificados como extremamente nocivos, apresentam-se como condutas intencionais própria, onde a liberdade de utilizá-los permitiu que pudesse superar os obstáculos que se apresentavam.

Estes comportamentos adquirem status de características pessoais, que o paciente tem total domínio e vontades.

É a este processo que definimos como “cura”.

20 comentários sobre “A Regressão e sua eficácia nos sintomas psicossomáticos.

  1. Olá,
    Encontrei o site de vocês no google, gostaria de saber mais sobre a regressão, como é feito, qual o custo, se posso fazer uma visita.

    1. Oi Ana Lucia,
      Gostaria de receber sua visita para que tirasse suas dúvidas. Marque um horário, sem compromissos, assim teremos melhores condições de conversarmos a respeito. Quanto ao custo, tenho postura maleável e costumo negociar dentro das condições existentes. Léo

      1. -bom dia,meu nome é carlos Gomes.
        -tenho varias duvidas,mas vou fazer só uma pergunta
        -voces dão tratamento de psicoterapia de graça?
        -estou desempregado e não tenho ocndiçoes de pagar um tratamento de psicanalize,pois é muito caro e muito longo o tratamento.faço tratamento do toc e simdrome do pânico,a 15 anos,só com uso de medicamento.os médicos psiquiatras dizem que eu deveria fazer um tratamento de psicanalize pois isso iria ajudar muito o tratamento.
        -bom no inicio domeu tratamento eu tinha apoio financeiro da minha família,agora por vários motivos els não me ajudam mais,estou desenpregado e por causa do toc não consigo para em nenhum serviço,já perdi vários empregos por causa do toc,síndrome do pânico,e dores psicológicas muito fortes.
        -e dão este tratamento degraça?
        -espero respotas.
        -obrigado

      2. Carlos Gomes, boa tarde.
        Infelizmente não posso desenvolver tratamentos totalmente gratuitos. Tenho um custo profissional relativamente alto. Porém, você encontrará atendimentos gratuitos nas clínicas mantidas pelas faculdades de psicologia, exemplo, Universidade Metodista, PUC, Faculdade São Marcos, etc.
        Você também encontrará grupos que se reunem com intuito de desenvolverem este tratamento através da ajuda mútua; você podeencontrar tais grupos em instituições religiosas e no Centro Cultural da Vergueiro.
        Espero que estas informações sejam úteis.
        Léo

      3. Olá,

        Entrei em contato no telefone indicado no site, porém me informaram que era de uma clínica odontológica e que não tinha nada a ver com TVP.

        Como faço, para entrar em contato com vocês?

      4. Ana Lucia, boa noite.
        Desculpe a confusão da secretária. Meu consultório em SBCampo encontra-se em uma clínica multidisciplinar.
        Quando ligar, diga que quer marcar consulta com o psicólogo Léo Baroni.
        Para o consultório de Moema SP: (11) 3459-8322

        Consultório de São Bernardo do Campo: (11) 4125-2513.
        Obrigado
        Léo

  2. Tenho Lupus Erimatoso Sistêmico, segundo os médicos não tem cura.
    Já tentado de tudo para me livrar dessa maldita doença.
    Gostaria muito de saber como ser curada, não aguento mais viver dessa maneira, sempre com altos e baixos, em alguns momentos estou bem em outros simplesmente a doença entra em atividade, fazendo com que meus rins não funcionem bem, sempre ganho no minimo 20kg a mais do meu peso normal por causa da retenção de liquido que ela causa.
    Gostaria muito de saber o que fazer, pois tenho muitos sonhos, muitos planos e quando penso que poderei ir atras de tudo sem me preocupar e realizá-los entro em crise. Disem que trat-se de uma doença autoimune piscossomática que não tem cura pelo medicina comum.
    Me ajudem, é serio, preciso de algo que realmente fucione sem arrancar o dinheiro que não tenho mais por tanta tentativas de cura, quero algo que esteja dentro de minhas posses e que surta efeito positivo e verdadeiro. Obrigada
    P.S: não tenho nenhuma religião e hoje em dia não acredito em nada espiritual. Ou seja, para não parecer, tão ofensiva, não acredito no Deus que o mundo inventou.

    1. Andréia, boa noite,
      Realmente, o Lupus é uma doença autoimune sem cura até o momento.
      Porém, você encontra possibilidade de mantê-la sobre controle, tratando o estresse e a ansiedade através de exercício, psicoterapia e pela acupuntura e meditação. A acupuntura também pode ser utilizada para o tratamento dos diversos sintomas que surgem através do descontrole da mesma e do uso de medicações.
      O ideal não é procurar a cura do Lupus e, sim, manter-se persitente em tratar suas manifestações.
      Léo

  3. Regina Lesa
    Boa noite, Tenho uma filha de 28 anos, ela começou a sindrome do Panico com 8 anos, ja fiz tudo que possa imaginar não sei mas o que fazer cada vez ela estar pior vive dopada de tanto medicamento, vc acha que regressão tem resultado?

    1. Regina, boa tarde.
      A regressão tem se mostrado muito eficaz quando utilizada como complemento nos tratamentos dos transtornos dos medos nas sessões psicoterapêuticas.
      Marque uma consulta com minha secretária, sem compromissos, para podermos avaliar se poderá auxiliar sua filha. fone cons. Moema: (11) 3459-8322; fone cons. São Bernardo do Campo: (11) 4125-2513.
      Obrigado

  4. meu filho é dependente quimico…. apresentou serios problemas de baixa auto estima sofreu bulling por ser obeso enfim uma série de problemas…. já o levamos em clinicas especializadas em terapeutas e psiquiatras…. minha esperança agora é a regressão… gostaria de saber o custo deste tratamento e sua opinião com relação a usar este metodo em meu filho….

    1. Jani,
      tenho utilizado com sucesso da regressão em pessoas com problemas similares aos que seu filho convive. Porém, somente posso afirmar com precisão, após ter um contato com ele. O custo do tratamento dependerá de uma série de condições que somente poderemos acertar no consultório. Caso seu filho aceite, marque um encontro no consultório: (11) 3459-8322. Obrigado.

  5. Por favor gostaria de saber mais do seu cv se possível é claro. Onde se formou? Cursos realizados? Obrigado

    1. Paulo, no blog você encontrará uma descrição de minha trajetória profissional. Na década de 70 fiz Filosofia na FAI, Faculdades Associadas do Ipiranga, na década de 80 me formei como Psicólogo IMS Instituto Metodista de Ensino Superior, ainda na década de 80 me especializei na corrente fenomenológica existencial: Psicologia Humanista. Nos primeiros anos do século 21, cursei e me formei especialista em MTC-Acupuntura pela Facis?Ibehe.

  6. Dr Leo meu nome é Bianca, estou com um problema com minha mãe ela tem 65 anos, junho de 2015 ela sofreu um coma hipoglicemico a queda da diabetes encontrei ela na casa dela Apagada sem consciência nenhuma, ficou 20 dias internada,mas saiu do hospital com dificuldades na fala e nos movimentos das pernas, desde lá levei em vários profissionais neuro, psiquiatria, vários exames foram feitos e nenhuma causa do problema nenhum AVC,ela tem todos os movimentos do corpo mas tem um medo anormal de andar já caiu várias vezes, me indicaram a regressão mas não conheço e não sei se ajudaria gostaria de saber uma opinião sua pois já não sei mas qual profissional procurar. OBRIGADA

    1. Bianca, boa noite.
      O quadro que sua mãe apresenta é atípico e para indicar um tratamento adequado, precisaria diagnosticá-la. Caso seja possível, agende um horário comigo, sem compromissos, para avaliarmos. (11) 3459-8322. Obrigado. Aguardarei o agendamento

  7. Olá dr. Leo, a pouco tempo fiquei sabendo da técnica regressão, gostaria de saber se ajuda no emagrecimento, pois tento de tudo e não consigo manter firme, sempre desisto no meio do caminho.

    1. Oi Elaine. As técnicas regressivas podem ajudar no processo de emagrecimento, sobretudo quando a bulimia se presta como defesa frente a consequências de traumas anteriores. Já acompanhei vários casos com sucesso. Porém, destaco que a bulimia coexiste com vícios no consumo de açucares e carboidratos, que geram sintomas de abstinências. Estes sintomas devem ser combatidos com propósito firme e contínuo, sendo necessário o acompanhamento psicoterapêutico.
      Caso queira tirar mais dúvidas, me procure no consultório. Obrigado pela participação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s